Centenas de voluntários e sócios de associações de caça unem-se em campanha pelo ambiente
Por todo o concelho de Castro Marim decorreu uma ação de limpeza no domingo, dia 11 de maio, com a participação de centenas de voluntários e membros de várias associações de caçadores, resultando na recolha de mais de quatro toneladas de lixo.
Esta ação de limpeza e de recolha de monos aconteceu em vários locais do concelho e culminou com um almoço de convívio em Odeleite.

A iniciativa contou com a participação de 17 clubes e associações de caçadores da Foz de Odeleite, Almada D’Ouro, Odeleite, Furnazinhas, Corte Pequena, Alta Mora, Monte Francisco, Junqueira, Entre Barragens, Terra da Equidade – Associação Cinegética, Os Corvos, Clube Caçadores e Pescadores Dallas, Associação de Caça e Pesca Os Verdins, Associação de Caça Sapal Chão, Clube Desportivo de Caça e Pesca do Guadiana e do Azinhal e Associação de Caçadores As 10 Raposas.
Os caçadores do concelho são considerados como elementos e parceiros importantes no combate aos incêndios rurais, na vigilância e ainda na luta contra o despovoamento, o isolamento e a desertificação dos territórios do interior do concelho.
São também, ao longo de todo o ano, guardiões do ambiente, desenvolvendo campanhas de sementeiras e controlo de espécies no território. Associam-se também com o Município de Castro Marim na gestão e limpeza de faixas de combustíveis, além de serem parceiros no Plano Municipal de Proteção Civil, enquanto comunidade que melhor conhece os caminhos e acessos da serra e barrocal.
O Município tem-se esforçado em primar pela limpeza dos espaços públicos, mas também dos espaços de domínio privado localizados junto às habitações e suas imediações, melhorando a sua salubridade e estética, contribuindo assim para um melhor ambiente.
A iniciativa foi organizada pelo Município de Castro Marim, em colaboração com as Juntas de Freguesia.