Exposição de escultura – “Fragmento” – em exposição na Igreja do Castelo de Castro Marim

“Fragmento” está em exposição na Igreja do Castelo de Castro Marim. Inaugurada em dezembro de 2014, esta exposição de escultura de Sara Navarro ficará patente ao público até ao próximo dia 31 de março. “Fragmento” responde ao fascínio da artista pelos fragmentos arqueológicos vindos de sociedades extintas e enigmáticas.

“Os fragmentos, como parte incompleta de um todo perdido, definem-se, formalmente, tanto em termos de presença como de ausência. Como índex de algo perdido, eles incorporam o poder do todo ausente, presentificam-no.

Enquanto vestígios, são reverberadores da forma como o passado persiste no presente”, refere Sara Navarro sobre a exposição.Num salto entre milénios, que parte de uma atração pelas origens, a artista faz uma conexão entre os processos criativos dos objetos cerâmicos mais “arcaicos” ou remotos e a criação contemporânea. As suas esculturas evocam a arte e a cultura de outros lugares e de outros tempos, algo que desperta os ecos de uma terra antiga.

Sara Navarro, doutorada em Belas-Artes Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, desenvolve a sua atividade entre o ensino, a investigação e a prática artística. Desde 2005, é professora assistente do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão. Atualmente desenvolve dinâmicas de trabalho ligadas à relação entre Arte e Ciência no âmbito do seu trabalho no Centro de Ciência Viva de Lagos