MASS CASUALTY MANAGEMENT TRAINING - Praia Verde vai acolher curso de Gestão de Acidentes Multivítimas, ministrado pela Organização Mundial de Saúde -

Saúde

Organizado pelo European Council of Disaster Medicine – ECDM e ministrado pela Organização Mundial de Saúde, este curso vai realizar-se na Praia Verde, em Castro Marim, entre 1 e 4 de dezembro deste ano. A promotora é a castromarinense Verónica Aquilino, médica interna de Medicina Geral e Familiar, formadora de Medicina de Catástrofe, eleita recentemente secretária-geral do European Council of Disaster Medicine (ECDM) e membro do Comité “120 Compressions”, na função de Assistant Program Director. É a fundadora do Curso intensivo de Emergência e Catástrofe, cuja 1ª edição foi realizada em Castro Marim [2016].

Um acidente multivítimas refere-se a qualquer evento que produza um grande número de vítimas e que, por isso, esgota a capacidade habitual dos sistemas, interrompendo os procedimentos de rotina. As urgências hospitalares são geralmente a linha da frente dos sistemas de saúde nestas situações e são a chave para uma resposta de emergência eficaz. Para melhorar esta resposta e diminuir a mortalidade, que aumenta dramaticamente, a OMS iniciou um processo para estabelecer o mínimo de normas e formação para a gestão de Acidentes em Massa na União Europeia.

A formação centra-se na organização e ações da equipa que trabalha nas unidades de emergência na primeira hora após um acidente em massa ter sido declarado, sendo por isso orientada para chefes de unidades de saúde e de urgências, gestores hospitalares e equipas médicas de emergências. Os objetivos principais incluem preparar todo o circuito de preparação, resposta e recuperação.

Para mais informações ou inscrições, deverá contactar a secretária-geral Verónica Aquilino, através do nº +351 967 651 026. Esta iniciativa conta ainda com a colaboração da Global Health Security Alliance, Collaboration of Research to Enhance Disaster Outcomes e Internacional Comission on Disaster Medicine.