Município de Castro Marim aprova instrumentos de Ordenamento do Território e Planeamento Urbanístico


Consciente da necessidade em criar instrumentos de Ordenamento do Território e Planeamento Urbanístico para o Município de Castro Marim, que permitam assegurar uma eficaz organização e utilização do Território, na perspectiva da sua valorização, no espaço Regional e Nacional, a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal aprovaram o Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho, o Plano de Urbanização de Azinhal e o Plano de Pormenor da Zona Poente de Castro Marim.


·Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho
O Plano de Urbanização da Herdade de Corte Velho consagra o desenvolvimento de um resort de seis estrelas, próximo da aldeia de Azinhal, integrado no Núcleo de Desenvolvimento Turístico (NDT) da Área de Aptidão Turística nº 2 definida no Plano Director Municipal de Castro Marim.
O novo empreendimento turístico tem uma área de 135 hectares junto ao Rio Guadiana. Contempla um Campo de Golfe (18 buracos), Clube de Golfe, Hotel, Aldeamento Turístico, Aparthotel e Moradias. O resort da Herdade de Corte Velho representa um investimento estrangeiro de 200 milhões de euros, 2100 camas turísticas e irá gerar 5678 postos de trabalho directos e indirectos, pelo que a sua concretização contribuirá para a dinamização sócio-económica de Castro Marim.

·Plano de Urbanização de Azinhal
No âmbito da concretização de 2 empreendimentos turísticos na área envolvente ao Azinhal, surgiu a necessidade de garantir um crescimento sustentado, coerente e disciplinado deste aglomerado, que se prevê, seja um pólo atractivo tanto para a habitação como para o turismo.
O Plano de Urbanização agora aprovado salvaguarda uma disciplinada expansão do aglomerado, prevendo diferentes Áreas: Área urbana antiga consolidada, em que se pretende que se conserve as características que garantem a singularidade e identidade de Azinhal, Áreas a consolidar, Áreas de Expansão Urbana identificando a expansão de Azinhal, uma Área de Actividades Económicas, o­nde se localizaram os usos industriais, logísticos e de armazenagem e uma Área Rural. Estas áreas estarão ligadas entre si por uma rede viária hierarquizada o­nde se prevê a construção de uma nova variante que permitirá a ligação directa aos empreendimentos, reduzindo o tráfego de atravessamento.
Prevê-se ainda para estas áreas uma rede de equipamentos de utilização colectiva nas vertentes de educação, desporto, saúde, cultura e lazer, bem como infra-estruturas de abastecimento de águas e drenagem de águas residuais, que irão suprimir as necessidades existentes e preparar o aglomerado para o seu crescimento.

·Plano de Pormenor da Zona Poente de Castro Marim
Considerando a necessidade de criação de uma nova centralidade para a vila de Castro Marim, o­nde se possa reunir condições para criar um espaço de concentração e diálogo entre as pessoas, uma zona de recreio e lazer, um pólo de negócios, um centro administrativo, uma zona de comércio e serviços, a Câmara Municipal elaborou o Plano de Pormenor da Zona Poente da vila de Castro Marim, que agora aprovou.
A área de intervenção do Plano com 8 hectares, localiza-se a Norte do parque de estacionamento da vila e a Sul da Urbanização Quinta da Cerca. Este espaço encontra-se actualmente ocupado na sua maioria pelo campo de futebol municipal.
Este instrumento de ordenamento contempla a criação para este novo espaço de uma Praça Central, tendo no topo o novo edifício da Câmara Municipal e sendo envolvida por edifícios de habitação colectiva, com uso comercial e terciário no piso térreo.
É intenção da autarquia dinamizar esta nova centralidade com o desenvolvimento de novos equipamentos, como seja uma Piscina Municipal descoberta.
Em suma, pretende-se um desenvolvimento harmónico da área a intervir, que permita conjugar as novas edificações com a identidade da zona histórica de Castro Marim, criando um espaço de qualidade para usufruto dos residentes e visitantes da vila.

Consulte Instrumentos de Gestão do Território