Pedro Seromenho e Elias Gato dinamizam “Luzia” nas escolas de Castro Marim

Educação

Durante esta semana o autor e ilustrador do livro infantil “Luzia”, Pedro Seromenho e Elias Gato, levaram o seu projeto às escolas do concelho, procurando levar as heranças e enlaces culturais luso-hispânicos que Paco de Lucía imprimiu na sua musicalidade.

O livro, inspirado nas raízes maternas de Paco de Lucía, torna-se particularmente interessante como recurso pedagógico, integrando de uma forma lúdica esta ligação umbilical do eterno génio da guitarra e “mestre absoluto do flamenco” a Castro Marim, mais particularmente a Monte Francisco, de onde era natural a sua mãe, Lúcia Gomes.

Pedro Seromenho desenvolveu então 3 sessões online de Hora do Conto, dramatizando 3 histórias relacionadas com a temática família - “Luzia", “As gravatas do meu pai” e "O meu avô consegue voar” - e dinamizando-as com os cerca de 300 alunos envolvidos. Já as oficinas de Elias Gato são presencias, com a introdução às técnicas de ilustração, estando ainda a decorrer até ao final deste mês.

Além destas sessões, Pedro Seromenho promoveu também uma masterclass “O Livro Infantil; da ideia até à livraria”, dirigida a educadores, professores e bibliotecários, sobre o processo da escrita, desde o primeiro pensamento até ao produto final.  

O livro “Luzia” é uma iniciativa enquadrada no âmbito do Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), aprovado no âmbito do PO CRESC ALGARVE 2020, sendo apoiado por Portugal e União Europeia e cofinanciado a 70% pelo FEDER.

Mais imagens sobre esta notícia: