Voluntários plantaram 19 hectares de área ardida em Castro Marim

Ambiente

Mais de 100 voluntários responderam ao repto do Município de Castro Marim e passaram a manhã do passado sábado, dia 3 de dezembro, a plantar árvores nos cerca de 19 hectares na área ardida o ano passado, no incêndio da Pernadeira. A ação contou com a especial colaboração dos Escuteiros de Vila Real de S. António.

As árvores foram doadas pelo projeto “Together We Protect”, do Zoomarine, com a missão de promover o conhecimento, a preservação e a educação ambiental e onde se inserem medidas como o apoio ao adensamento da região algarvia. Tendo em conta as circunstâncias desta ação e procurando promover a capacidade de resiliência do território, foram escolhidas espécies autóctones e resilientes ao fogo (alfarrobeiras; medronheiros). A iniciativa foi articulada com as juntas de freguesia, Zoomarine, Algar, ARCDAA (Associação recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora) e Cooperativa GuadiMonte.

Envolver e unir toda a comunidade neste processo de reconstrução, da mesma forma que se une no combate aos incêndios, foi também uma das missões desta iniciativa, diferenciada e inédita no território.

Será feita uma monitorização dos resultados e avaliação do contributo para a senda da descarbonização, bem como desenvolvidas novas ações de educação ambiental. Esta ação integrará ainda um documentário sobre a importância da floresta na retenção de água.

Mais imagens sobre esta notícia: