Cerca de 500 atletas participaram nas X Milhas do Guadiana, com passagem por Castro Marim
Cerca de 500 atletas participaram no domingo, dia 10 de novembro, na edição deste ano das X Milhas do Guadiana, uma prova desportiva que liga as duas margens do rio Guadiana e que tem como ponto de passagem a vila de Castro Marim.
A vila e a Reserva Natural do Sapal voltaram a servir de cenário durante esta prova, através de um percurso único que atravessa a Ponte Internacional do Guadiana, que teve como principais vencedores Fábio Mascarenhas e Ana Cabecinha.
A prova teve início em Vila Real de Santo António, passando pelas artérias de Castro Marim, seguindo depois para a meta localizada em Ayamonte, sendo um evento que pretende unir os dois povos e os dois países.
Para a vice-presidente da autarquia de Castro Marim, as X Milhas do Guadiana são “uma prova que merece um envolvimento dos municípios e deveria ser apoiada pelas autoridades regionais pela dimensão que pode vir a alcançar, por se configurar numa oportunidade única: passar a fronteira líquida, um rio internacional que nos une e nos separa”.
“O espaço de fronteira oferece ainda hoje grandes desafios, como por exemplo a partilha de meios de socorro, saúde e transportes, ou a simples autorização para circulação de alunos das escolas dos dois lados da fronteira”, acrescenta.
As X Milhas do Guadiana realizam-se anualmente desde 1992 com o objetivo de divulgar desportiva, cultural e turisticamente a Eurocidade do Guadiana, constituída pelos municípios de Castro Marim, Vila Real de Santo António e Ayamonte.
Esta prova é organizada pelos municípios de Castro Marim, Ayamonte e Vila Real de Santo António, Associação Desportiva Pic-Nic e pelo Conselho Municipal de Desporto de Ayamonte.