Concurso Nacional de Leitura | Castro Marim recebeu Fase Intermunicipal do Algarve

Educação

Decorreu, no dia 18 de abril, na Biblioteca Municipal de Castro Marim, a Fase Intermunicipal do Algarve, da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura, destinada a apurar dois alunos por ciclo de ensino, para representarem a região na Final, que se realizará dia 3 de junho.

Esta grande Festa da Leitura contou com a participação de 100 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, assim como, dos seus professores, professores bibliotecários e bibliotecários municipais. Participaram na iniciativa, além do concelho anfitrião Castro Marim, outros 10 concelhos como VRSA, Alcoutim, Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Albufeira, Portimão, Lagos e Monchique.

Esteve também presente o músico Afonso Dias, um homem da música e das letras, que tem percorrido todas as escolas do distrito, a cantar poesia.

Com duas provas de seleção (escrita e oral, de palco), a concurso estiveram as seguintes obras:

• 1.º Ciclo – “A Menina com os Olhos Ocupados”, André Carilho, Porto Editora;
  • 2.º Ciclo – “Noa”, Susana Cardoso Ferreira e Raquel Costa, Oficina do Livro
  • 3.º Ciclo – “Flush, Biografia de um Cão”, Virgínia Woolf, Livros do Brasil
  • Ensino secundário – “O carteiro de Pablo Neruda”, António Skarmeta, Editorial Teorema

No júri, tivemos o privilégio de contar com consagrados escritores do território - José Carlos Barros, Prémio LeYa 2021, Ana Amorim Dias e Fátima Valentim. O apuramento dos participantes ocorreu em duas etapas, uma escrita, sobre um dos livros supramencionados, e a prova oral constituída por momento de leitura expressiva de texto e breve momento de Argumentação.

No que respeita ao 1º ciclo, os alunos apurados para a fase nacional foram Helena Ramos, Escola EB1, nº3 de Loulé,  e Tiago Arsénio, Escola EB1 da Ameijoeira, Lagos.

Do 2º ciclo, os alunos apurados para a fase nacional foram Lia Beatriz Filipe, Escola EB 2.3 D. José I, de VRSA, e Matilde Costa Jorge, Escola EB2.3 Eng Duarte Pacheco, Loulé.

No 3º ciclo, os alunos que também representarão o Algarve na fase nacional serão Beatriz Pisco, da Escola EB2.3 Dr. Joaquim Magalhães, Faro, e Maria Inês Viegas Passos, Escola EB 2.3 Dom Paio Peres Correia, Tavira.

Já no que toca ao ensino secundário, foram apurados para a fase nacional os alunos Bruno Tomás Almeida e Laura Orge dos Santos, ambos da Escola Secundária de Loulé.

Todos os alunos apurados para fase final do Concurso de Leitura receberam um vale FNAC no valor de 150€ oferecido pelo Município de Castro Marim. A todos os alunos participantes foram entregues diplomas e lembranças. A festa encerrou com um grande almoço convívio oferecido pelo município de CM.

O Município de Castro Marim dá os parabéns a todos os participantes nesta grande festa da leitura, agradecendo a todos os que na mesma participaram e faz votos que os vencedores do Algarve possam tirar o maior partido desta iniciativa que homenageia o livro.

O Concurso Nacional de Leitura organizado pelo Plano Nacional de Leitura em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, com o apoio dos Agrupamentos de Escolas, Autarquias e Bibliotecas Municipais, tem como objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.