Muralhas do Forte de S. Sebastião em Castro Marim recuperadas na totalidade
Na sequência das obras de recuperação e consolidação do Forte de São Sebastião em Castro Marim, que integraram o Baluarte do Enterreiro, o Baluarte de São sebastião, Cortina do Enterreiro e Cortina do Forte, a Câmara Municipal lançou concurso público para a reconstrução das Muralhas deste monumento histórico do nosso património.
As obras, com início previsto para o mês de Outubro, e que se vão prolongar por um período de doze meses, contemplam a reconstrução integral e consolidação das Muralhas, conforme a geometria inicial da edificação.
Esta intervenção representa um investimento de mais de 900 mil euros, e é tanto mais importante se tivermos em linha de conta que, há excepção da Cortina de São Sebastião, recuperada recentemente, todas os outros troços da Muralha, em avançado estado de degradação e abandono, não foram objecto de qualquer melhoramento nos últimos 200 anos.
Para a Autarquia, a conclusão da obra de recuperação/consolidação das Muralhas e Baluarte do Forte de São Sebastião, trata-se de um projecto estruturante para o desenvolvimento cultural do Município, pelo que vai continuar a investir na requalificação, no levantamento e estudo do vasto Património de Castro Marim, nomeadamente nos domínios da Arqueologia e História.
O Forte de São Sebastião foi construído em 1641, por ordem de D. João IV, o qual garantiu a defesa da fronteira, tendo este sistema defensivo servido de estratégia militar na guerra da Restauração.