Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos

Ambiente

O Município de Castro Marim está a desenvolver o seu Plano de Ação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PAPERSU 2030), em articulação com o Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) e com o Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), de forma a definir medidas e ações municipais a desenvolver para o cumprimento da estratégia nacional, até ao ano de 2030.

As metas ambientais europeias a que Portugal está sujeito entre 2030 e 2035 são muito exigentes.

A meta da reciclagem implica atingir entre 60% e 65% do total dos resíduos urbanos existentes e a meta de deposição em aterro não poderá ultrapassar (em 2035) os 10% da totalidade dos resíduos urbanos recolhidos, o que impõe uma alteração profunda aos hábitos da população portuguesa, bem como a adaptação dos serviços a novas formas de recolha, nomeadamente a recolha separativa de bio resíduos.

Em 2021, em Portugal, 56% dos resíduos foram depositados em aterro e a meta da reciclagem atingiu apenas os 32%. Esta é a referência de partida a nível nacional.

O papel dos cidadãos é crucial no sucesso das medidas a implementar e é com este foco que apelamos à sua participação no processo de decisão e na posterior adesão às medidas.

Nos ficheiros abaixo disponíveis encontra o Plano Estratégico em desenvolvimento e AQUI um formulário de participação pública, onde poderá deixar as suas sugestões.