Projeto Cidades
A câmara municipal de Castro Marim aderiu ao projecto "Cidades Amigas das Pessoas Idosas", que envolve 83 câmaras municipais, 14 instituições de ensino superior e outras organizações que trabalham diretamente com a população idosa.
O projecto Cidades foi criado em torno do conceito “Cidades Amigas das Pessoas Idosa” concebido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Trata-se de um projeto de investigação/ação de âmbito nacional que visa identificar as práticas e serviços em Portugal facilitadoras do dia-a-dia das pessoas com mais de 55 anos, o Projecto Global será apresentado à OMS – Organização Mundial de Saúde. É promovido pela Associação Vida, co-financiado pela Direcção Geral de Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian e irá decorrer até Dezembro de 2011.
Segundo a OMS “Uma cidade amiga das pessoas idosas estimula o envelhecimento activo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem. Em termos práticos, uma cidade amiga das pessoas idosas adapta as suas estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades “(OMS, 2009).
O Projecto consiste na Aplicação, em cada um dos municípios aderentes, da Lista de Verificação de Características Fundamentais das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, da OMS. A Lista a aplicar no âmbito do Projecto Cidades foi adaptada a partir da original desenvolvida pela OMS e visa identificar os aspectos positivos e os obstáculos referentes a 8 áreas estratégicas:
- Espaços exteriores e edifícios;
- Transportes;
- Habitação;
- Participação social;
- Respeito e inclusão social;
- Participação cívica e emprego;
- Comunicação e informação;
- Serviços comunitários e de saúde.
A Lista é uma ferramenta de auto-avaliação, será preenchida por pessoas com 55 anos e mais anos; podem ser ainda envolvidas no estudo, os Centros de Saúde; Juntas de freguesia; Instituições Culturais e Recreativas; Segurança Social; Centros de Dia, entre outras, ou seja, locais frequentados por pessoas idosas ou locais onde as pessoa tem que esperar para ser atendida, podendo estes ainda como complemento ao Diagnóstico preencher uma Lista.
Actividades a Desenvolver no Projecto:
1 – Aplicação das Listas de Verificação
2 – Debate e Auscultação Pública
. Focus-Group
. Debates Públicos
. Debates radiofónicos
3 – Promoção e Divulgação do Projecto
. Selecção das melhores práticas nacionais
. Publicação Final
. Fórum Nacional