Poesia, música e dança por Poetas do Baixo Guadiana na Casa do Sal

Cultura

Palco de várias iniciativas culturais e artísticas, a Casa do Sal, em Castro Marim, acolheu no passado sábado a apresentação de dois livros dos Poetas do Baixo Guadiana – “La Noche en Blanco” e “Poesia Jovem do Baixo Guadiana”. Com casa cheia, os Poetas do Guadiana voltaram a ser felizes numa casa onde já foram, nas palavras de Ana Francisco, uma das poetisas que integra o projeto. 

“Poesia Jovem do Baixo Guadiana” é uma antologia poética bilingue, que reúne 13 jovens poetas, portugueses e espanhóis, “que tiveram a coragem de expor os seus sentimentos”, como sublinhou o diretor do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, José Nunes, na apresentação da obra. “La Noche en Blanco”, uma edição de José Luís Rúa, é o resultado da inspiração de 11 poetas, das duas margens do Guadiana, que se unem na linguagem dos sentimentos, que é a poesia. 

Com as presenças da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, da vereadora da Cultura de Ayamonte, Gema Flores, do diretor regional Instituto Português do Desporto e da Juventude, Luís Romão, entre outros representantes de entidades locais, ficou sublinhado o caráter intercultural desta iniciativa, que reuniu as obras de 24 poetas portugueses e espanhóis, numa consolidação daquilo que é também a Eurocidade do Guadiana, assente no princípio da cooperação transfronteiriça.

A apresentação das obras, além da leitura de poemas pelos próprios autores e por alguns convidados, envolveu o Clube de Dança do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, que apresentou algumas performances, uma apresentação idiossincrática de temas originais do baixista Pedro Reis, numa fusão de música clássica e contemporânea, e uma instalação artística sobre poesia de Vilma André.

“Esta é uma iniciativa que resulta da energia dos Poetas do Baixo Guadiana. O trabalho da autarquia foi apenas acolhê-los e é essa dinâmica que queremos impelir à Casa do Sal”, salientou a vice-presidente Filomena Sintra.