Poetas do Baixo Guadiana apresentam obras na Fnac
No passado dia 16 de janeiro, sábado, a loja Fnac, no Fórum Algarve, em faro, acolheu os Poetas do Baixo Guadiana para a apresentação dos livros “La Noche en Blanco” e “Poesia Jovem do Baixo Guadiana”, já apresentados na Casa do Sal, em Castro Marim, no passado dia 12 de dezembro.

“Poesia Jovem do Baixo Guadiana” é uma antologia poética bilingue, que reúne 13 jovens poetas, portugueses e espanhóis, na expressão dos seus sentimentos e vivências. “La Noche en Blanco”, uma edição de José Luís Rúa, é o resultado da inspiração de 11 poetas, das duas margens do Guadiana, que se unem na linguagem dos sentimentos, que é a poesia.
Com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, que sublinhou a forte ligação dos Poetas do Baixo Guadiana à comunidade escolar de Castro Marim, “que criam as suas raízes e fazem crescer um movimento que promete arejar a cultura dos jovens, enquanto futuro do nosso território”, a apresentação envolveu, além da leitura de poemas pelos próprios autores e por alguns convidados, o Clube de Dança do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com algumas performances.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim agradece “a dedicação, a perseverança, o voluntarismo, a crença, o sonho e a sementeira diária que deixam aqui e além rio. Hoje, os Poetas do Guadiana são poesia, pintura, dança, música, e a prova disso é a crescente participação das várias artes sob o mote da poesia. Castro Marim orgulha-se fazer parte deste movimento, na certeza que todos os municípios do Baixo Guadiana, continuarão a apoiar a construção deste novo caminho, pela via da poesia”.