Sal reforça laços da geminação Castro Marim – Guérande

Desenvolvimento

No âmbito da geminação Castro Marim – Guérande, esta ville, na região de Pays de Loire (França), acolhe, desde o passado 4 de junho, duas estátuas de salineiros, inspiradas na produção de sal de cada uma das vilas, do escultor Carlos Correia. A inauguração, na “Rotunda de Castro Marim”, contou com as presenças do vice-presidente da Câmara de Guérande, Pascal Loirat, do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, e dos representes dos comités de geminação das duas vilas.

O acordo de geminação entre Castro Marim e Guérande foi assinado a 14 de maio de 2004, com base numa influência cultural e nas tradições nascidas na Idade Média, comuns às duas vilas. Com esta geminação tem sido desenvolvido um conjunto de iniciativas com vista a fortalecer as similitudes comuns a Castro Marim e a Guérande, tais como a produção de sal e de flor de sal, os seus parques naturais e a Feira Medieval de cada uma. Foi neste contexto da “Fête Médiévale” que Castro Marim levou a sua comitiva, com destaque para a participação do Campesino Recreativo Futebol Clube, com uma tasquinha tradicional.

Esta experiência de geminação tem sido bastante positiva para a comunidade local em geral, através da prossecução de intercâmbios culturais e desportivos entre Castro Marim e Guérande.

A cooperação bilateral desenvolvida constitui um verdadeiro estímulo para a comunidade local, que vê assim cimentadas as atividades relativas à sua economia local e os valores patrimoniais e culturais, abrindo horizontes para a realização de novas iniciativas no quadro da geminação estabelecida.