24 de Junho celebrado em Castro Marim com o Fado de Carminho

Patrimónios

Castro Marim celebrou ontem o seu feriado municipal, com o grande concerto de Carminho. A fadista lotou o Revelim de St. António e emocionou o público com a sua singularidade e grande voz. O trio “Bela Luísa” iniciou esta noite, também com música portuguesa.

Durante a manhã, na habitual sessão solene, o Município de Castro Marim recebeu a palestra “O Papel dos Avós na Educação dos Netos", pelo médico pediatra Vítor Gameiro. Seguiu-se a intervenção do Sr. António Salvador, querido e popular historiador de Castro Marim, que avançou o lançamento do seu livro “artesanal”, dedicado à juventude, e disse ainda uma lengalenga da sua autoria.

No saxofone, Bruno Correia, também maestro da Banda Musical Castromarinense, deu depois início à cerimónia oficial, propriamente dita, marcada pelos discursos do Presidente da Assembleia Municipal, José Domingos, e do Presidente da Câmara Municipal, Francisco Amaral.

Com um rico e diversificado programa cultural, desde o dia 22 de junho que Castro Marim celebra e homenageia as suas gentes e à sua história. O teatro do CDD (Centro de Cultura e Desporto da Câmara Municipal) voltou a palco logo na sexta-feira, especialmente dedicada aos alunos da Universidade do Tempo Livre, que abriram, no dia seguinte, a exposição dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano no Mercado Local da vila, onde também fizeram uma demonstração de Danças de Salão. Na mesma cerimónia, conheceram-se os vencedores do Concurso dos Estabelecimentos Aderentes dos Dias Medievais 2018: 1º -Mini Mercado Rita Pena; 2º - Snack-Bar Dois Irmãos; 3º - Grupo de Amigos Motards "Os Piratas".

A noite de 23 de Junho foi, como habitualmente, do Grande Arraial de S. João, que decorre na Praça 1º de Maio, em Castro Marim. Animado pela sardinha e pela música popular, este Arraial encerrou também o XX Concurso de Mastros, que todos os anos anima os Santos Populares no concelho, fruto do muito trabalho e entrega de clubes e associações locais, que primam por fazer desta uma tradição ainda com bastante vida e expressividade no território. Este ano, no pódio ficaram as seguintes coletividades: Casa do Povo do Azinhal (1º), Associação Social da Freguesia de Odeleite (2º), Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora e Campesino Recreativo Futebol Clube (3º). Esta festa, que reúne anualmente centenas de castromarinenses e outros tantos convivas, tem o ex-libris nas marchas populares, protagonizadas pela Junta de Freguesia de Castro Marim e pela Banda Musical Castromarinense.

Recentemente saído de uma eleição intercalar, o Município de Castro Marim retoma agora a sua atividade cultural habitual, com uma diversificada agenda de verão.