Castro Marim investe em Programa de Esterilização e Captura de Animais

Saúde

O município de Castro Marim tem vindo a realizar um grande investimento no desenvolvimento de uma política de proteção animal mais eficiente, procurando simultaneamente sensibilizar a população para os cuidados prestados pelo serviço médico veterinário municipal.

Assim, no âmbito da sua ação de sensibilização e de defesa da saúde pública, tem-se realizado um grande esforço para controlar a população de animais errantes no concelho. O programa de Esterilização, Captura e Devolução tem incidido sobre colónias urbanas (gatos de rua) e, pese embora os gatos sejam “devolvidos” à rua, fica acautelada a sua reprodução, sendo identificados com microchip e através de uma marca realizada na orelha esquerda.

A preciosa colaboração dos munícipes no processo de captura tem sido fundamental para o sucesso do programa, porque uma das grandes dificuldades é conseguir que os animais sejam recolhidos. Neste 1º semestre já se realizaram 221 cirurgias de esterilização de gatos de rua e 48 esterilizações de cães ao abrigo do Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de VRSA e Castro Marim (CRO Intermunicipal).

A contratação de técnicos especializados para o CRO Intermunicipal tem sido outro dos investimentos nesta área. Além do médico veterinário municipal, foi também recentemente contratada uma enfermeira veterinária, para que realmente haja uma resposta em tempo útil.

Apela-se à colaboração dos munícipes na identificação de colónias de ANIMAIS ABANDONADOS (cães e gatos) e, se possível, a colaboração na sua captura, para encaminhamento dos mesmos para o CRO Intermunicipal, onde se procederá à sua esterilização.