Dieta Mediterrânica, Fado e Flamenco à mesa no Mercado de Altura

Cultura

A trabalhar na contínua promoção da ligação do flamenco à cultura algarvia, a Câmara Municipal abraçou o projeto AlGharb.Come, promovido pela Associação Juvenil Backup, cujo objetivo se centra no desenvolvimento turístico do Baixo Guadiana, inspirado nas raízes culturais do território e de Andaluzia. Há uma simbiose entre a valorização dos patrimónios naturais e culturais de Castro Marim e este objetivo. A título de exemplo o flamenco, reinventado pelo virtuoso Paco de Lucía, a quem Castro Marim lhe corria nas veias.

O Município de Castro Marim assumiu-se parceiro desta associação de jovens pela temática e pertinência do projeto para Castro Marim, no âmbito da sua política cultural, mas também porque é um impulso à ação da juventude.

Tendo por base a nossa Dieta Mediterrânica, e numa resposta aos desafios do turismo desta região transfronteiriça, o projeto AlGharb.Come apresenta a iniciativa “Sentir o Património”. O Mercado Municipal de Altura é o palco escolhido para esta ação, que acontece já no sábado, dia 11 de novembro, pelas 10h00, e que reúne, no mesmo espaço, a cultura, a gastronomia, o património e a comunidade local, procurando a construção de um programa que ofereça ao turismo a “alma algarvia”, carregada da sua essência, mas também das particularidades que se constroem com a proximidade à região andaluza, de Espanha.

No Mercado, pela sua autenticidade cultural e pela componente de estímulo à economia local, acontece então o “Showcooking .Gastronómico”, pelo chef David Domingues, do Praia Verde Boutique Hotel. Para acompanhar este momento, uma exposição da BIOCOTradition, que nos faz viajar a uma tradição proibida nos finais do século XIX.

E será uma mesa algarvia, com certeza, o resultado desta reinvenção da Dieta Mediterrânica, que é também o mote da “Tertúlia.Come”, com as presenças de alguns dos parceiros do AlGharb.Come. A estas ações junta-se o “Tempero Musical”, pela Associação de Fado do Algarve, na voz de Nádia Catarro e Valentim Filipe.

AlGharb.Come é um projeto financiado pelo programa Cultural 365Algarve e é promovido pela Associação Juvenil BACKUP, tendo como principais parceiros a Câmara Municipal de Castro Marim e Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a Associação ODIANA, Associação de Fado do Algarve e Associação INloco. Destaca-se ainda o patrocínio da DOCAPESCA e da Sociedade Pescas Pelágicas de VRSA.