Alta Mora e Castro Marim celebraram S. Martinho mas há mais magustos no próximo fim-de-semana!

Cultura

Celebrou-se ontem o Dia de S. Martinho e os magustos, onde se servem as primeiras castanhas e o vinho novo, realizaram-se em Alta Mora (Odeleite) e Castro Marim, onde se juntaram centenas de pessoas para um domingo diferente, que este ano não fez jus ao conhecido dito popular do “verão de S. Martinho”.

O 14.º Convívio de S. martinho, em Alta Mora, reuniu cerca de 400 amantes do pedestrianismo e da natureza num passeio pelos montes e vales da serra algarvia, que terminou num almoço de confraternização, seguido do tradicional magusto e de um baile, animado por Silvino Campos. Esta iniciativa, da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), tem registado um sucesso crescente, a par de outras, como o Passeio das Amendoeiras em Flor, que deverá acontecer em fevereiro de 2019. Em Castro Marim, numa organização da Junta de Freguesia, o magusto realizou-se na Praça 1º de Maio, ao ritmo de um baile animado por Zé Aníbal.

Mas as celebrações do Dia de S. Martinho não se encerraram neste fim-de-semana! Altura recebe, no próximo sábado, dia 17 de novembro, o “Mercadinho da Castanha”, que abre pelas 10h com a concentração de motorizadas antigas. A acompanhar o magusto, muita animação musical com Sérgio Conceição, pelas 15h00, e a atuação do Grupo Etnográfico de Quelfes, marcada para as 16h.

O magusto de Odeleite, que deveria ter acontecido no sábado, foi adiado para o próximo domingo, dia 18 de novembro, a partir das 15h00. Mas o dia começa mais cedo para os amantes da corrida. Pelas 9h00, numa colaboração com o Intermarché de VRSA, arranca a prova “ULTOI” (Ultra Trilhos de Odeleite Intermarché VRSA), uma corrida todo-o-terreno pelos trilhos que ladeiam esta aldeia. Esta iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Odeleite e Associação Social da Freguesia de Odeleite.