Altura estreou comemorações de S. Martinho no concelho de Castro Marim

Cultura

No passado sábado, dia 2 de novembro, os alturenses comemoraram o S. Martinho com o “Mercadinho da Castanha”. A castanha assada e a jeropiga foram as protagonistas, mas esta festa contou também com muita animação cultural e musical.

A Exposição de Martelos, na Galeria Prof. Luís Amaro da Junta de Freguesia de Altura, foi inaugurada de manhã e atraiu a visita de centenas de pessoas durante todo o dia. A concentração de motorizadas antigas foi outro dos momentos altos desta festa. Organizada pelos Amigos de Ciclomotores Antigos "Passo Branco", a concentração reuniu cerca de meia centena de antigas motorizadas, relembrando a época entre os anos 60 e 80, em que estas motocicletas se democratizaram e se produziram algumas das mais míticas de fabrico português, como a Casal Boss, Macal ou a popular V5.

A tarde prosseguiu as celebrações com animação musical, pelo acordeonista Sérgio Conceição e a atuação do Grupo Etnográfico de Quelfes "Os Velhos", com muitos convivas, também atraídos pelo mercadinho, que coloca à venda muitos dos produtos de artesanato local e algumas melhores iguarias locais e regionais, como o mel, os frutos secos e uma enorme variedade de doçaria.

As comemorações de S. Martinho continuam no próximo fim-de-semana em Odeleite, no dia 9 de novembro, e em Alta Mora, no dia 10 de novembro. Em Altura, foi uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

*Fotografias gentilmente cedidas por Nídia Cristina.