Castro Marim assinalou o 104º Aniversário do Armistício da Grande Guerra

Cultura

O Município de Castro Marim, em colaboração com a Liga dos Combatentes e a Junta de Freguesia de Castro Marim, assinalou hoje o 104º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, que mais tarde passou a ser designada por I Guerra Mundial - 1914-1918.

No âmbito das comemorações, foi inaugurada a exposição documental e museológica sobre “A Grande Guerra e o Impacto na região do Baixo Guadiana”, patente no Mercado Local até ao dia 30 de novembro. Na exposição, desenvolvida pelo Núcleo de Vila Real de Santo António da Liga dos Combatentes, descortinam-se muitos dos aspetos que atingiram o quotidiano da região do Baixo Guadiana, durante e após o final do conflito, nomeadamente através peças documentais, como fotografias, entrevistas ou postais censurados.

As cerimónias contaram também com a homenagem aos castromarinenses mortos na Grande Guerra, em frente aos Paços do Concelho. Num ano tragicamente marcado pela invasão da Ucrânia pela Rússia e em que, de acordo com o Projeto de Dados de Localização e Eventos de Conflitos Armados, existem pelo menos 28 confrontos ativos, esta celebração pretende sobretudo alertar a sociedade civil para a necessidade de preservar a Paz. 

*Poderá visitar a exposição até ao dia 30 de novembro, todos os dias entre as 09h00 e as 13h00 e as 14h30 às 17h30.

Mais imagens sobre esta notícia: