Castro Marim recebeu Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Desporto

No passado domingo, dia 16 de julho, o município de Castro Marim recebeu, nos Paços do Concelho, o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, num roteiro de visita para conhecer tecnicamente o território.

Com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, do vereador João Pereira, com o pelouro dos eventos desportivos, do presidente da Junta de Freguesia de Castro Marim, Nuno Emídio, e do diretor regional do IPDJ, Custódio Moreno, a sessão de acolhimento contou com a intervenção de alguns dirigentes desportivos, nomeadamente do União Desportiva Castromarinense, Luís Vicente, e do Leões do Sul Futebol Clube, Amândio Norberto, e do responsável pelo serviço de desporto do Município de Castro Marim, David Livramento.

A importância do associativismo e dos clubes locais, parceiros fundamentais deste Município na dinamização social, cultural e desportiva, foi um dos grandes destaques deste encontro, pelo trabalho desenvolvido na formação dos jovens castromarinenses, nomeadamente nas áreas do futsal e do atletismo e mais recentemente no futebol de praia e artes marciais.

Formalmente reconhecido como Município Amigo do Desporto, Castro Marim apresenta uma estratégia desportiva multidisciplinar e inclusiva, que, além do forte apoio ao associativismo, passa por um grande investimento na implementação de programas desportivos, dinamização de eventos, melhoria de recursos e equipamentos e contratação de recursos humanos especializados.

O potencial do território na área desportiva e a criação de uma simbiose com o investimento turístico e ambiental, nomeadamente com a construção de ciclovias, foram também discutidos.

"Como médico e como autarca, penso que não há nada mais eficaz do que o desporto, para prevenir toxicodependências, o alcoolismo e o tabagismo. Para mim, o desporto é essencial para o desenvolvimento físico, psicológico, social e cívico das crianças e jovens e para o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade. Aqui destaco o programa municipal de combate à obesidade, que tem feito a diferença na vida de tantos castromarinenses", concluiu o presidente do Município de Castro Marim.