Teatro-Debate na estratégia da Prevenção e Combate ao Tabagismo entre Jovens

Educação

Se fumar mata, porque é que há pessoas que começam e continuam a fumar? Esta foi a questão central da iniciativa que foi hoje à Biblioteca Municipal de Castro Marim - “Só de vez em quando”, um teatro-debate que envolveu os alunos do 9.º ano da Escola Básica de Castro Marim.

O projeto foi desenvolvido e é levado a palco pela Associação Usina, sendo uma das ações do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direção Geral de Saúde e que pretende intervir nesta fase em que geralmente acontecem os primeiros consumos.

O Teatro-Debate é uma forma de teatro comunitário, destinado a levar um público específico a refletir sobre os problemas com que se deparam e de promover o seu envolvimento na forma de os ultrapassar.

O final da sessão contou ainda com a participação do médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, que deixou aos jovens uma mensagem de alerta sobre o perigo de “só experimentar” ou de ser “só de vez em quando”, sublinhando que uma vez pode ser suficiente para ficar dependente. Aproveitou também para apelar aos alunos a que sensibilizassem os pais que ainda fumam, indicando o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo que já ajudou 700 pessoas a deixar de fumar.