Universidade do Tempo Livre prepara arranque de novo ano letivo

Educação

Os alunos da Universidade do Tempo Livre (UTL) de Castro Marim reuniram-se no dia 13 de novembro, na passada quarta-feira, com o executivo e equipa técnica da Câmara Municipal para preparar o próximo ano letivo, um diálogo que pretende também auscultar as necessidades e expetativas dos formandos em relação a este projeto, que reúne habitualmente mais de 150 munícipes seniores.

Além dos mesmos oito cursos que decorrem durante o ano anterior - Artes Decorativas, Atelier Medieval, Bordados, Trapologia, Atividade Física, Informática, Danças de Salão e Meditação-, a autarquia voltou a garantir uma agenda preenchida de workshops, que permita aos alunos da UTL enriquecer as suas experiências e promover o seu trabalho. Há uma política municipal de descentralização desta UTL, que lhe permite chegar até aos núcleos das pessoas. No ano transato foram 10 as localidades abrangidas - Altura, S. Bartolomeu, Rio Seco, Castro Marim, Monte Francisco, Junqueira, Azinhal, Corte Pequena, Alta Mora e Furnazinhas.

A UTL integra-se este ano no projeto CLDS 4G “Castro Marim (COM)Vida” – Contrato Local de Desenvolvimento Social. Promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e coordenado pela Associação Odiana, no âmbito do CRESC Algarve 2020, através do Fundo Social Europeu, este projeto procura também enquadrar ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia de pessoas idosas, coadunando-se com a estratégia da UTL, que passa por fomentar e dinamizar a ocupação dos tempos livres dos seniores, proporcionando momentos lúdicos, de convívio e de desenvolvimento de relações interpessoais e participação social e comunitária.