Autarquia de Castro Marim é parceiro ativo do Agrupamento de Escolas de Castro Marim na Educação Cultural e Desportiva

Desenvolvimento
Desporto
Educação

O Agrupamento de Escolas de Castro Marim tem promovido e privilegiado uma forte atividade no âmbito da Educação Cultural e Desportiva dos seus alunos, alicerçada no apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, que assegura transporte gratuito para todas as visitas de estudo e encontros desportivos, de caráter regional ou nacional.

Durante o ano letivo transato, foram realizadas cerca de 100 saídas, desde o ensino pré-escolar até ao 3º ciclo. As visitas de estudo trazem largas vantagens ao ensino, permitindo aos alunos o enriquecimento dos conhecimentos dos conteúdos programáticos, conferindo-lhes, muitas vezes, um significado que não é possível ter na sala de aula, para além de cumprirem também com a promoção e divulgação do património regional e português, reforçando a identidade e a autoestima. Já os encontros desportivos trabalham com o desenvolvimento das competências sociais e de trabalho em equipa, para além do caráter motivador reconhecido na prática desportiva.

São muitos os estímulos e incentivos autárquicos à educação. Já consolidadas estão iniciativas como a atribuição de bolsas de estudo, o pagamento das refeições escolares a todos os alunos carenciados do 1º ciclo, a comparticipação da aquisição de material escolar e o transporte escolar, desde o 1º ciclo até ao ensino secundário, no qual são investidos, anualmente, cerca de 200.000 euros.

Este ano serão abrangidos cerca de 500 alunos. Do 1º ao 3º ciclo, a autarquia assegura a totalidade do valor do pass dos transportes públicos, comparticipando 50% do seu valor no ensino secundário. Em trajetos não abrangidos pelo serviço o transporte é efetuado por viaturas municipais, que totalizam 394km/dia e transportam 90 alunos.